06 julho 2013

Dicas de como organizar a mala de viagem!


Acho que comentei meio por cima em algum post aqui do blog essa semana que faria uma viagem, pois bem, na terça-feira eu embarco para Natal, com o meu pai, minha madrasta e meu irmão mais velho, vou conhecer os meus avós paternos - estranho isso que eu falei agora né? Geralmente as pessoas conhecem os seus avós maternos e paternos desde nenem, mas comigo foi e é diferente, mas isso não vem ao caso, a história é longa e difícil de ser entendida - mas, pensando nessa história de viagem, de arrumar mala, de me organizar para a viagem, eu resolvi vim fazer um post aqui pra vocês com dicas de como arrumar a mala.

  Montando o look
Definir quais peças levar é o mais difícil na hora de organizar a mala, então deve ser feito com bastante calma e tempo. Você está fora de casa, então não dá para levar todo o guarda roupa, certo?
Portanto escolha peças que combinem entre si. Coloque todas elas na cama e veja como montar looks que mudem apenas a parte de cima e o acessório. Quer acertar de vez? Vista todas as roupas que selecionou e veja como elas funcionam juntas e vá mudando os looks. Quanto mais opções com menos roupa, melhor.

A mesma coisa vale para os sapatos. Selecione dois que combinem com tudo. Por mais bacana que sapatilhas estilizadas sejam, elas devem ficar de fora, pois combinam apenas com algumas peças e podem limitar as suas opções. Use também a mesma regra para as bolsas. Mais de uma só se elas forem pequeninas.

Outra dica é: aquilo que você não usa no dia a dia não será útil em uma mala de viagem. Não sei vocês, mas eu tenho sempre essa ilusão de "nessa viagem vou usar essa peça" e ela acaba ficando parada, jogadinha no fundo da mala. Dê preferência àquelas peças que já ficam boas em você sempre, assim não tem como errar.

Leve muitos acessórios que combinem com os looks. Nesse caso pode levar vários, sem preocupação, pois eles ocupam pouco espaço.

  Bagagem de mão
Nunca viajei de avião, mas são tantas histórias, que o medo de perde a bagagem no aeroporto é grande. Mas tem um truque que ajuda muito caso alguem passe por uma situação dessas.Em viagens longas vale levar sempre uma muda de roupa em uma mochila ou bolsa.

A dica para não ir com uma bolsa enorme é utilizar sacos a vácuo. Você coloca 5 a 6 peças em um saquinho, tira o ar com o aspirador de pó e ele não ocupa quase nenhum espaço. Dá até para levar na bolsa de mão mesmo.

Não tem o saquinho e não quer gastar dinheiro com isso? Sem preocupações: improvise um com saco de lixo mesmo. Escolha um pedaço qualquer do saco e coloque nele uma fita "silver tape" ou aquele durex mais grosso. Faça um rasgo nesse lugar e sugue o ar a partir dele. Depois do processo, tampe o buraco com outro pedaço de fita e você tem o seu próprio saco a vácuo.

É claro que essa embalagem improvisada não vai durar para a volta, mas se você perder a mala nesse caso já estará em casa, então o problema é menor.

 Leve duas malas ou uma mala e uma bolsa para os sapatos e uma bolsa para os itens de higiene e cosméticos. Coloque estes últimos itens em um necessaire de plástico e em frascos menores, para que não ocupem muito espaço. Você pode levar uma sapateira para viagem, própria para os calçados e que facilita a organização; caso prefira levar os calçado na própria mala, acomode-os em sacolas transparentes ou sacos de tecido, e guarde-os no fundo da mala.

  Para não esquecer nada
De levar na viagem eu não costumo esquecer, mas de trazer de volta para casa,eu já perdi as contas de quantas coisas eu esqueci nos lugares. De tão cansada de perder coisas resolvi montar um checklist que pode ajudar muito.

Monte uma listinha de coisas divididas por segmentos. Nessa lista anote todos os itens que esta levando e deixe um espaço duplo para check - um na ida e outro na volta. Os segmentos que uso são:

Bolsa de mão - itens como carteira / chave / dinheiro / celular / óculos escuros / máquina fotográfica
Necessaire - itens como shampoo / condicionador / secador
Roupas - todas as peças bem descritas, para não ficar nenhuma para trás
Acessórios - igual às roupas
Outros - itens como carregador de celular / pilhas. Se tomar algum remédio específico e controlado, anote os nomes para não esquecer.

 O que vai aonde
Para organizar uma mala e otimizar o espaço dela, é preciso distribuir os itens de forma correta.

Meias e roupas íntimas: devem ir dentro daquela bolsa interna que as malas possuem na tampa. Se não tiver essa opção, utilize os espaços laterais ou mesmo dentro dos sapatos (tem que estar limpinhos).

Dinheiro e cartões de banco/crédito: leve em lugar separado da bolsa de mão. Escolha um local que eles fiquem melhor posicionados, sem contato com a pele. Dessa forma, se ocorrer uma eventualidade e alguém roubar a sua bolsa você não fica desprevenida.

Itens de higiene: o ideal é ter uma frasqueira a parte, pois assim eles já ficam bem posicionados e basta abrir no banheiro do hotel e utilizar. Se não for o caso, busque uma necessaire de plástico para acomodá-los dentro da mala. Tudo o que for líquido deve ser ensacolado para evitar vazamentos.

Maquiagem: são extremamente delicadas e um voo sacolejando pode quebrar todas elas. Coloque-as em uma bolsinha enroladas com lenços para amortecer os impactos e leve esses produtos na sua bolsa de mão.

Sapatos: a melhor opção é colocá-los em uma bolsa a parte. Os pares costumam ser grandes e inflexíveis, o que dificulta a sua disposição nas malas. A vantagem de uma bolsa extra é ter espaço para as compras de viagem, então sempre considere como uma boa opção.

  Identifique suas malas 
Com uma etiqueta com seu nome e o número do telefone celular. É recomendado não colocar o endereço da residência por segurança. Também é uma boa ideia fazer uma marcação que identifique a mala de longe, como uma fita amarrada na alça ou um adesivo.

 Durante a viagemGuarde as roupas sujas em sacos de tecido, assim você as separa das peças limpas. Se houver roupas úmidas, ao chegar de viagem, retire-as logo da mala para não correr o risco de mofo.
Então é isso. Espero que esse post sirva de utilidade pública, pois sei que muitas pessoas não gostam de arrumar malas e, as vezes, encontram uma dificuldade enorme para isso. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário