16 fevereiro 2012

Culinaria : Cupcake




Bem, quem ama estes bolinhos enfeitados e apaixonantes, com certeza já leu em vários outros lugares que ele é de origem inglesa, chamado  de Fairy Cakes (bolo das fadas ) .Ao invadir os EUA, mudou de nome pelas receitas originais serem medidas em xícaras (cup), vindo assim o nome Cupcake. Esse bolinho superfofo vem roubando a cena em casamentos, festas de aniversário, encontros gastronômicos ou qualquer outro evento que envolva comidinhas que conquistam à primeira vista. Tão charmoso e tão pratico , com eles você pode soltar sua imaginação  e criar as mais diferentes decorações .
Faça você mesma :
Modo de preparo : 
Antes de tudo, pré-aqueça o forno à 180º Separe a forma de cupcakes e coloque as forminhas de papel (próprias para cupcakes e que podem ir ao forno), se não tiver unte todas as cavidades (com manteiga e farinha).Primeiro passo: bater a manteiga e o açúcar, até ficar claro e fofinho.
Adicione o sal e a essência de baunilha. Sempre batendo, junte as claras e bata novamente, formando um creminho.Em uma vasilha junte a farinha e o fermento. Devagar adicione a farinha e alterne com o leite, colocando metade de cada um. Depois de bem misturado, bater ainda por mais 20 segundos.Agora é a hora de colocar a massa nas forminhas! Com uma colher de sopa, ou então uma colher de sorvete para facilitar, preencha todas as forminhas com ¾ de massa, até a metade da altura.Leve ao forno ( que já está pré-aquecido em 180º) e asse por aproximadamente 35 minutos.
Dica: Para testar se a massa está pronta, fure com palitinhos de dente.Quando ficarem prontos,
tire da forma e deixe esfriar.

Enquanto isso , faça a cobertura .. ( Você pode fazer a cobertura que quiser de doce de leite, nutella , infinitas possibilidades , mais vamos ensinar a classica . )


Cobertura Buttercream :

200g manteiga em temperatura ambiente
400g açúcar confeiteiro peneirado
2 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de essência de baunilha 
Corante alimentício em gel ou chocolate em pó

* você também pode adicionar geléias e essências para criar novos sabores

Modo de preparo :

Bata a manteiga, o açúcar, o leite e a essência de baunilha até obter uma mistura homogênea.Para fazer coberturas de sabores e cores diferentes, divida o creme em potinhos diferentes.Para buttercream de chocolate, adicionar 1/2 xícara de chocolate em pó. Para o buttercream colorido, adicionar corante alimentício em gel da cor que preferir!Colocar no saco de confeitar com bico pitanga e decorar o cupcake, fazendo círculos, estrelinhas ou do jeito que sua imaginação deixar!Outra opção, é passar a cobertura com uma colher mesmo, colocar um colherada farta sobre a massa e fazer movimentos circulares.Coloque confeitos bem coloridos , use sua imaginação para seus cupcakes ficarem ainda mais bonitos e pronto !
Gostou ? Conte pra gente !

Um comentário: